Viver de Status ou de Extratos?

Olá, tudo bem?

Escrever sobre esse tema pode parecer um pouco complexo, e pode nos fazer lembrar de pessoas que estão em nossa convívio diário. Com certeza, você que está lendo esse post, também consegue caracterizar aqueles parentes, amigos, conhecidos que possuem a famosa linha de “viver de aparência”.

Frequentemente, converso e questiono alguns colegas sobre o conhecimento na área de finanças pessoais e investimentos. Muitos deles me respondem que não conseguem “juntar” dinheiro, não pensam em aposentadorias ou investimentos a longo prazo, e gastam tudo que ganham (ou até mais do que ganham!). Outros, nunca sequer realizaram algum tipo de aplicação (claro, com exceção da famosa poupança). Tem também aqueles amigos que falam ter aplicações, mas que foram feitos pelo seu amigo” gerente do banco. Mas quando pergunto “ quanto é o rendimento mensal? ” A resposta da grande maioria é: “Não sei, está lá rendendo! ”

Mas onde o status entra na jogada? Pois bem, muitas dessas pessoas moram em um apartamento/casa de alto padrão, possuem carros do ano na garagem, e vivem esbanjando uma vida social típica de pessoas ricas. Isso é um problema? Talvez sim, talvez não.

O que acontece é que vivemos em uma sociedade em que nos caracteriza pelo o que temos e pelo o que fazemos. Se uma pessoa vive de economias, é miserável, se a pessoa vive gastando dinheiro, é descontrolada. Estamos cada dia mais vivendo em função do que a sociedade exige de nós, não é mesmo?

Será que poderíamos viver de um meio termo? Não ser 8, nem 80? É por isso que eu, junto com o ABC DINHEIRO e mais diversos educadores financeiros estamos aqui, tentando disseminar através do conhecimento (que para mim, é a maior fonte de riqueza) sobre educação financeira.

Invista no conhecimento. Leia, estude, aprenda, coloque em prática, e depois ensine!

Me chamo Natália Bezerra, e estamos aqui para ajudar vocês na busca pela liberdade financeira! Estaremos semanalmente postando conteúdos aqui no blog, que te ajudarão a conquistar, passo a passo, a sua independência financeira. Te convido a entrar na minha página do Instagram, para conferir mais conteúdo como este! (@cheiadagrana).

Se você tem dúvidas ou algo a acrescentar sobre este assunto deixe seu comentário.

Para receber informações e dicas cadastre seu e-mail e acompanhe nossas publicações.

Obrigada!

Receba as melhores dicas para ter uma vida financeira EQUILIBRADA!

(Eu também odeio SPAM!)

Natália

Cearense, formada em Administração, com especialização em Gestão Financeira e Tributária. Adoro conversar sobre finanças, e compartilhar conhecimento sobre educação financeira! IG @cheiadagrana

Website:

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *