BlaBlaCar: viagem compartilhada e renda extra.

Você acha que carro é uma grande despesa? Está cansado de trânsito e acima de tudo ter que gastar rios de dinheiro com gasolina?

Você já pensou em compartilhar sua viagem, dividir os gastos e ainda fazer novas amizades?

Bem, leia cuidadosamente o que vou explicar para você. Hoje eu vou falar sobre viagens compartilhadas, uma forma de transformar seu carro e sua viagem em uma fonte de renda regular, ou pelo menos economizar em seus trajetos.

Vamos lá?

Atenção: Este post não é publicidade, não estamos ganhando nada com isso. É apenas uma boa ideia que gostariamos de compartilhar com vocês.

Viagem compartilhada? O que é isso?

Um exemplo de viagem compartilhada é o site/aplicativo BlaBlaCar. O BlaBlaCar é uma plataforma virtual, gratuita, que tem como finalidade promover viagens compartilhadas com estranhos ou pessoas que conhecemos. Diferente da carona, a viagem compartilhada é mais organizada: como motorista, você sabe quantas pessoas vão com você e, como passageiro tem certeza do destino e hora de chegada.

Além de ser ecológico, diminuindo a quantidade de veículos, este serviço pode reduzir em até 65% os custos com pedágios e demais despesas nas viagens. e você ainda pode cobrar por levar alguém com você. Bom né?

Tá bom. E como funciona? 

Esses sites de viagens compartilhadas funcionam de maneira muito simples. Como um condutor, é só se inscrever no site gratuitamente e acrescentar algumas informações pessoais: nome completo, email, telefone, preferências (se aceita conversa, fumar dentro do carro, animais de estimação e música) e descrever um pouco do veículo que irá ser utilizado. Os passageiros gostam de saber se eles podem levar grandes malas, quantas pessoas vão, se ele irá na parte de trás, etc.. é bom ser o mais criterioso possível.

Em seguida, especifique as suas viagens, seja individual (por exemplo, uma viagem) ou normal (viagem para casa – trabalho, por exemplo). Você acrescenta alguns detalhes da viagem: pontos de encontro e chegada, datas e horários de partida e chegada, desvios que você está disposto a fazer para deixar seus passageiros em segurança.

blablacar abcdinheiro2

O site ou aplicativo irá calcular a distância e sugere um preço, e você pode aumentar ou diminuir. Se você começou agora, seria bom colocar um preço mais baixo para que tenha passageiros e assim, adquirir uma reputação. Se você já é experiente e bem avaliado, as pessoas tem mais confiança em você e por isso pode colocar um preço mais elevado.

As vantagens

  • A grande vantagem do BlaBlaCar é a grande quantidade de usuários (de vários países) e é sempre fácil encontrar um ou mais passageiros, mesmo no último minuto de sair com o carro.
  • Mesmo que essas caronas pagas tenham um preço, para os passageiros é mais barato do que a maioria dos meios de transporte como ônibus e aviões, especialmente em longas distâncias.
  • O legal é que você pode realmente conhecer diferentes pessoas!
  • E para o motorista, o que dizer? Você terá a oportunidade de estar acompanhado em seu veículo, podendo conversar e, claro, compartilhar todos os seus custos: gasolina e pedágios.

É 100% boa ideia e 0% farsa

Se você nunca usou o BlablaCar, deve estar pensando que:

  • Não é seguro: Estranhos em seu carro, o que pode acontecer? Mas o Blablacar propõe um sistema de classificação e portanto reputação. Você pode avaliar e ser avaliado e não é obrigado a aceitar todos os passageiros
  • Leva tempo para obter uma nova viagem: Você pode terminar uma viagem e iniciar outra rota, não vai levar 5 minutos!
  • Vou ter que falar com meus passageiros: quando você faz seu cadastro, pode acrescentar se você está bastante silencioso ou é um grande falador.
  • Eu moro em uma cidade pequena, provavelmente não terão interessados: o Blablacar está em inúmeros países e cresce a cada ano. Você pode se surpreender quando descobrir que já chegou em sua cidade! E se não, combine com seus amigos! 🙂
  • Não é prático encontrar passageiros no último minuto: Bem, você já organizou uma viagem no último momento? Então, claro que pode encontrar pessoas que topam uma viagem de última hora.

Meu veredito

Aqui está o que eu penso da ideia de viagem compartilhada. Estas notas não correspondem a uma classificação de BlaBlaCar em específico mas do conceito viagem compartilhada como forma de ganhar dinheiro extra.

Facilidade
Ganhos
Tempo necessário
Dinheiro necessário
Média

Facilidade: 3/5. Você precisa de um carro, então já é um primeiro obstáculo. Como no Brasil existe 1 automóvel para cada 4 pessoas, é bem possível que você já tenha um. Então, está na hora de usá-lo, né?

Ganhos: 3/5. Não penso em ganho em dinheiro mas em economia de gasolina e pedágio, por exemplo.

Tempo necessário: 3/5. Além do tempo para se inscrever no site, completar com algumas informações pessoais, não é uma atividade que vai deixá-lo com muito tempo livre. Você terá que esperar um pouco para encontrar passageiros e talvez fazer um desvio.

Dinheiro necessário: 5/5. Não terá que quebrar o cofrinho, o site é gratuito.

Só vejo vantagens mem viagens compartilhadas e apenas uma única desvantagem desta atividade: você precisa de um carro para desfrutar. Se você já tem, não lhe custa nada colocar um anúncio no site para ver se existem pessoas interessadas! 🙂

Conclusão:

Minha dica: se você nunca ouviu falar de viagem compartilhada, dê uma olhada BlaBlaCar, vá em frente. Você vai descobrir um monte de possibilidades de viagem. E se não é para ser condutora, você poderia, pelo menos, economizar dinheiro em suas próximas viagens como um passageiro. Que tal?

Quero encontrar uma viagem compartilhada

Ao entrar no site do Blablacar, você pode procurar uma viagem compartilhada. Fiz uma simulação de alguém que procura uma viagem entre Belo Horizonte e São Paulo.

  1. Fiz uma busca no site e apareceram 43 viagens de Belo Horizonte para São Paulo. Veja que não tem apenas para cidade de São Paulo mas Jundiaí, Indaiatuba, entre outros. Como amanhã (26/05) é feriado, o número de viagens é maior.
  2. Ao lado você pode filtrar as viagens que mais te interessam: dia, horário de saída, valor que deseja contribuir, o conforto do carro (luxuoso, confortável ou normal) e a experiência do motorista (avançado, intermediário).
  3. Ao clicar em um condutor, você poderá ver mais detalhes da viagem como, o itinerário, o que é aceitável  ou não (animais, cigarros, conversa, música), avaliações de outros “caroneiros” e pode também fazer perguntas e tirar dúvidas diretamente com o condutor. Voila! Boa viagem!

blablacar abcdinheiro

Se inscreva aqui.

Agora é com você

Agora cabe a você. Você vai experimentar a viagem compartilhada? Ou é já um hábito seu? Que conselho você daria para quem vai começar?

Avalie esse artigo e deixe um comentário, queremos te ouvir! 🙂

[Total: 4    Média: 3/5]

 

Não tem carro ou este artigo não serve para você? Não se preocupe! Que tal essas ideias para ganhar um dinheirinho extra:

  • Tem um apartamento, casa ou até um quarto disponível? Ganhe um dinheirinho com o AirBnb 
  • Ama animais? Que tal hospedá-los e ainda ganhar com isso? Saiba mais aqui
  • Tem tempo livre? Responda pesquisas de 5min e ganhe alguns trocados aqui
  • Faz compras online? Tenha o seu dinheiro de volta com o Cashback!

Deixe um comentário