Você conhece os benefícios do seu cartão de crédito?

Normalmente conhecemos o lado ruim do cartão de crédito. Sabemos que os juros são super abusivos e que facilmente pode afundar uma pessoa que não consegue manter o controle. Porém o que muita das vezes você não sabe é que existe um lado bom e você também pode usufruir dos benefícios que o cartão de crédito proporciona.

Esse artigo tem o objetivo de mostrar um pouco sobre um desses principais benefícios: nosso queridinho programa de pontos.

Esses são na verdade programas de fidelidade, que permite o acúmulo de pontos conforme o consumo do cartão de crédito, com o objetivo justamente de estimular o cliente a utilizar somente esse cartão.

Um detalhe importante a observar é que não são todos os cartões que possuem esse programa, na maioria dos casos você vai precisar solicitar.

O consumidor pode optar em trocar esses pontos por descontos em hotéis, produtos, serviços e até por passagens aéreas (que são as favoritas da vida da maioria das pessoas <3).

A quantidade de pontos adquiridos varia de acordo com o tipo de cartão, mas como regra geral, cartões mais simples que são oferecidos a clientes de renda menor, costumam considerar um ponto a cada US$ 1,00 gasto. Confesso que é chato considerar o dólar para a contagem, já que nossa moeda é o real. A boa notícia é que existem clubes específicos de acúmulo de pontos, que em geral consideram nossa moeda e de quebra pode dar mais pontos por real em produtos e serviços adquiridos por empresas parceiras deles.

Vale então uma dica básica para juntar mais pontos: concentre todas as compras NECESSÁRIAS em um único cartão que tenha um bom programa de fidelidade. Ou seja, não precisa gastar adoidado para ganhar pontos, basta utilizá-lo para todas as compras que você já iria ter que fazer de qualquer jeito.

Segue um passo a passo básico que vai te ajudar a não se dar mal mais com o cartão de crédito:

1) Entenda o que é programa de pontos e como ele pode te favorecer

Não se confunda! Programa de pontos, programa de milhas, programa de fidelidade é tudo a mesma coisa, só muda a nomenclatura. No texto acima já explico melhor o que é, só considero importante reforçar que é necessário que se informe, que saiba o que está fazendo e saiba também como aproveitar melhor os benefícios.

2) Se informe sobre o programa de fidelidade do seu cartão

Em primeiro lugar e como já dito anteriormente, NÃO É TODO CARTÃO QUE POSSUI O PROGRAMA DE FIDELIDADE! Logo, se te interessa, ligue agora para sua operadora e se informe se o seu cartão possui o programa, quantos pontos por dólar ele oferece e tudo mais que conseguir saber. Normalmente os melhores programas são de cartões que possuem uma anuidade mais alta. Por mais que costumamos pregar contra anuidade de cartão, considerando o custo-benefício nesse caso vale sim a pena pagar anuidade. Todavia avalie seu caso, se é uma pessoa que viaja muito por exemplo vai entender que compensa.

3) Faça parte de um clube de fidelidade que proporciona benefícios ainda maiores

Participando de programas de fidelidade, você pode centralizar todos os seus pontos em um único lugar (inclusive os do cartão de crédito). Além do mais, esses clubes costumam liberar promoções incríveis para você acumular mais pontos. Por exemplo, em vez de 1 ponto por cada real gasto você pode acumular 10 pontos ou quantos mais o programa resolver liberar. Sempre surgem umas promoções muito boas!

4) Não vacile!

Você pode transferir seus pontos acumulados do cartão de crédito para o clube de fidelidade que esteja cadastrado. Porém fique atento:

  • Normalmente existe uma quantidade mínima de pontuação para que você consiga transferir, então acompanhe sempre seus pontos para evitar frustrações.
  • As operadoras de cartão podem cobrar taxas por transferência. Avalie o momento certo de efetuar o procedimento para que não seja necessário repeti-lo por diversas vezes e, consequentemente, pagar mais.
  •  As transferências podem levar um tempinho, geralmente não são de imediato. Se programe com antecedência.
  • Os pontos do cartão de crédito expiram! Normalmente possuem uma validade de dois anos. Então fiquem ligadinhos nisso e assim que possível transfiram seus pontos para o clube de fidelidade, dependendo do programa seus pontos podem valer para sempre.

Use seu cartão de crédito de forma consciente e saiba aproveitar as vantagens que ele te proporciona.

Espero ter ajudado!

E você participa do programa de fidelidade do seu cartão de crédito?

Receba as melhores dicas para ter uma vida financeira EQUILIBRADA!

(Eu também odeio SPAM!)

Taise Costa

Sou formada em Administração, pós-graduada em Controladoria e Finanças e apaixonada por desenvolvimento e finanças pessoais. Meu propósito é ajudar pessoas a realizar sonhos através da organização financeira. Instagram: @diariodefinancas

Website: http://instagram.com/diariodefinancas/

2 Comentários

  1. Marcio

    Olá Taíse, muito bom a sua publicação. O uso consciente do cartão e os benefícios que ele proporciona pode também ser um ponta pé para iniciar um pequeno negócio. Obrigado por dividir esse conhecimento. Gratidão!

    • Claro, Marcio! Super interessante esse leque que você abriu! É maravilhoso quando conseguimos enxergar novas possibilidades com recursos simples do nosso dia-a-dia. Muito obrigada por contribuir também. Gratidão pelo feedback!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *