8 sinais de que você lida bem com o dinheiro

Você sabe como está a sua relação com dinheiro? Você cuida bem das suas finanças?

Veja os 8 sinais de que você está no caminho certo de uma vida financeira equilibrada (ou então, já chegou nela).

1 – Você sabe quanto ganha e gasta

Se você sabe quanto entra e sai da sua conta todos os meses, significa que o passo mais importante para saber lidar com o dinheiro já foi dado. Muitas pessoas entram em dívidas e se perdem nas contas por não saberem quanto da sua receita é destinada para cada gasto.

Pode ser em uma planilha, caderno ou aplicativo desde que você saiba e entenda o seu orçamento financeiro já é um passo a frente. É importante sempre manter as contas em dia para não ficar no vermelho.

Se isso já é um hábito seu, é possível que você consiga entender como estão os seus hábitos de consumo. Você pode estar gastando mais do que deve em algum produto ou serviço e já deve estar pensando em cortá-lo, certo?

Se você ainda não sabe organizar o seu dinheiro, veja o vídeo “Como organizar o seu dinheiro em 6 passos” CLICANDO AQUI.

2 – Você paga a fatura total do cartão de crédito

Existem 2 tipos de dívidas, as boas e ruins.

As boas são aquelas dívidas que você faz mas tem consciência e condição de pagar. Podem ser empréstimos, financiamentos, cartão de crédito. Se você se organizou e se planejou para isso, está tudo bem.

As ruins são aquelas que você não consegue pagar e quando vê, elas viraram uma bola de neve. Neste caso, é necessário pedir um empréstimo ou renegociar a dívida para que a situação não piore.

Se você recebe a fatura do cartão de crédito e consegue pagar tudo sem entrar no rotativo, é um sinal de que a sua relação com o dinheiro está boa. Os juros do cartão de crédito podem chegar à 400% a.a, não acho que você queira essa taxa.

3 – Você paga as contas em dia

Não só a fatura do cartão de crédito mas se todas as suas contas estiverem em dia, ponto positivo, você lida muito bem com o seu dinheiro.

Se o seu atraso for apenas falta de organização, eu sugiro usar uma agenda ou alarmes no celular para te avisar quando as contas vão vencer.

Eu não coloco em débito automático porque eu já tive muito problema de me cobrarem duas vezes. Se você mão acompanha o seu extrato de cartão de crédito sempre, também não coloque em débito automático.

4 – Você tem objetivos financeiros definidos

Sabe aquela frase: para quem não sabe onde vai, qualquer caminho serve? Serve também para a sua vida financeira.

Tenha sempre objetivos financeiros bem definidos. O que você quer, para quando e quanto isso vai custar. Serve para fazer uma viagem, ter uma reserva de emergência, comprar algum produto ou serviço.

Com seus objetivos bem definidos, vai ser mais fácil para você “se segurar” antes de gastar dinheiro.

Veja onde investir para alcançar o seus objetivos no vídeo CLICANDO AQUI.

5 – Você tem uma reserva de emergência

Se algo acontecer com você hoje, quanto tempo você consegue se manter, 3 meses, 1 mês, 1 dia?

Se você já tem uma reserva de emergência de pelo menos 6x de suas despesas mensais em algum investimento (chega de poupança, tá?), isso é ótimo!

É importante ter um dinheiro caso você precise arcar com uma emergência, sem se endividar.

6 – Você já começou a investir

Não precisa ser um expert em investimentos. Se você tiver começado a investir e tirou o dinheiro da poupança, já um ótimo passo.

Aos poucos, você vê o seu dinheiro rendendo cada vez mais e vai querer aprender ainda mais sobre investimentos. Não se preocupe, comece com a Renda Fixa (Tesouro Direto, CDBs, LCA e LCIs, por exemplo) e mais tarde comece a diversificar.

7 – Você fala sobre dinheiro

Dinheiro é tabu. Ninguem fala sobre o dinheiro, quanto ganha, quanto gasta. Se você começou a falar sobre o assunto, com seus amigos e sua família, ponto positivo. Dinheiro se tornou algo ainda mais natural para você.

O assunto deve ser sempre repetido para que as pessoas possam trocar cada vez mais informações sobre como cuidar do dinheiro e melhorar a vida financeira. Concorda?

8 – Você aprende cada vez mais

Não é o seu gerente do banco que vai dizer o que é melhor para você. E nem o seu vizinho.

Além de ter um planejamento financeiro, você está sempre buscando aprender mais quando o assunto é dinheiro? Você vê vídeos deste canal e de outros também, lê artigos e quer saber como cuidar e multiplicar o seu dinheiro? Isso significa que você está aprendendo cada vez mais. Continue assim 🙂

E você, acha que lida bem com o seu dinheiro?

Se você gostou deste artigo, te convido a ver o vídeo para saber quantos pontos marcou.


 

 

Receba as melhores dicas para ter uma vida financeira EQUILIBRADA!

(Eu também odeio SPAM!)

Kalina Barsante

Sou formada em Administração, Educadora Financeira e apaixonada por finanças pessoais. O meu objetivo é te ajudar a ter uma vida financeira equilibrada. IG: @abcdinheiro

Website: http://www.youtube.com/abcdinheiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *