amigo de aluguel

Turismo: seja um amigo de aluguel!

Já pensou em receber um turista, fazer passeios pela sua cidade e ser pago por isso?

E ainda, você escolhe os passeios que vai fazer com o seu visitante!

Gostou? Então, seja um amigo de aluguel.

Amigo de aluguel, o que é isso?

Se você é um amante de sua cidade e gosta de acompanhar pessoas para conhecê-la, ser um amigo de aluguel e ser pago por isso é a sua cara! 

O site Rent a local friend foi feito para isso. Um estrangeiro (ou alguém de outra cidade) que quer “vivenciar uma experiência local”, pode entrar em contato com você através do site e pedir um roteiro diferenciado, que fuja dos pontos turísticos mas para conhecer lugares incríveis.

Você pode se cadastrar no site de forma simples e prática (nome, email, senha) ou então através do facebook. A partir daí, algumas informações precisam ser acrescentadas mas algumas delas não serão públicas: nome completo, telefone, cidade onde mora, o valor que você quer cobrar por dia fazendo passeios com a pessoa, idiomas que você consegue se comunicar (inglês, alemão, francês, espanhol, italiano, entre outros), seus interesses (esportes, natureza, crianças, história, arte e design, LGBT, pontos turísticos, etc…).

Depois, você deve acrescentar uma foto e fazer o pagamento de $100 (equivalente à 320 reais, por ano, para ter acesso ao site).

Sim, é necessário pagar esta taxa, e mesmo o valor sendo muito caro para muitas pessoas, o site tem muitos brasileiros de vários lugares do Brasil. Vejo como uma forma de selecionar as pessoas que serão o amigo de aluguel e diminuir o risco de ser mais um que “faz só pelo dinheiro”.

Depois disso, você deve falar mais de você: sua profissão, o que você gosta de fazer no dia a dia, o que você pode oferecer como Local Friend, os lugares que você frequenta e seus lugares preferidos. Você também pode adicionar um vídeo explicando um pouco da sua cidade, e sugerindo onde deve ir e o que evitar. Seu perfil é a sua propaganda.

Veja os amigos de aluguel na cidade do Rio de Janeiro, estes são alguns exemplos mas existem muitos outros:

amigo de aluguel

Fonte: Rent a Local Friend

É seguro?

O site avalia o cadastro de cada pessoa (amigo de aluguel e viajante) que estão no site. É necessário colocar uma identidade e foto no perfil, este documento será privado e apenas o site terá acesso à essas informações. Depois, aguardar o período de 30 dias para eles identificarem a foto e confirmarem a veracidade das informações, e eles tem o direito de suspender o perfil caso não seja confirmado.

Além disso, é possível avaliar cada experiência com o amigo de aluguel ou com o viajante e essas avaliações ficam públicas no perfil.

Vale a pena?

Eu pensei muito antes de escrever esta parte, a taxa de 100 dólares (equivalente à 320 reais) por ano para ser paga ao site me desanimou um pouco.

Não acredito que você consiga ser um amigo de aluguel o ano todo e então não poderia ser o seu trabalho fixo, mas com certeza é um dinheiro extra que você pode ganhar no mês.  Se você mora no Rio de Janeiro ou cidades muito turísticas, a demanda por pessoas que conhecem a cidade vai ser grande e isso será um enorme benefício para você.

Quando estamos no verão e a Europa e o EUA no inverno, há muitos estrangeiros que preferem viajar para o Brasil e a América Latina para curtir nosso sol e calor. Tudo vai depender da sua disponibilidade e vontade para ser um Local Friend.

Escrevi algumas vantagens e desvantagens para te ajudar a decidir 🙂

Vantagens:

  • Seu tempo livre com o turista pode servir para aprender uma língua ou melhorá-la.
  • O site sugere um preço médio para o passeio, mas você escolhe o valor final a ser cobrado.
  • Você escolhe os passeios que vai fazer. O roteiro é livre.
  • É seguro, o site avalia o cadastro de cada pessoa (o amigo de aluguel e o viajante).
  • Você escolhe a data que está disponível para receber o viajante.

Desvantagens:

  • O site não é grátis. Você deve pagar 100 dólares por ano (equivalente à 320 reais) para ter acesso à plataforma, mas mesmo assim vi vários brasileiros no site.
  • 30% do valor cobrado por você para realizar um passeio ficam com o site.

Gostou? Se inscreva no site deles e depois conte aqui sua experiência 🙂

Se você conhece algum outro site ou tem alguma sugestão, também ficaremos felizes em ouvir!

Ah, avalie o artigo para eu saber se você gostou. 🙂 

[Total: 3    Média: 5/5]

 

  • Ama animais? Que tal hospedá-los e ainda ganhar com isso? Saiba mais aqui.
  • Gosta de redes sociais? Compartilhe os seus posts preferidos e seja pago por isso
  • Quer viajar GRÁTIS e ainda economizar com curso de línguas? Veja aqui
  • Tem livros usados para vender? Venda-os sem sair de casa aqui
  • Tem um carro e quer uma renda no final do mês? Use-o melhor com BlablaCar
  • Tem tempo livre? Responda pesquisas de 5min e ganhe alguns trocados aqui.
  • Faz compras online? Tenha o seu dinheiro de volta com o Cashback!
  • Pensa em dar aulas particulares em qualquer assunto, veja aqui
Sou formada em Administração e apaixonada por finanças pessoais. Quero ajudar cada vez mais pessoas lidarem melhor com o dinheiro para realizar seus sonhos.

Deixe um comentário