Como eliminar dívidas em 4 passos!
As suas dívidas estão pesando o seu orçamento? Você não consegue dormir se não pagá-las?
Talvez seja melhor eliminar as dívidas de sua vida!
E hoje, vou te dar 4 passos para isso.
1. Reúna todas as dívidas
Reúna todos os boletos, faturas, cobranças que você tem que pagar e também as que estão em atraso.
Fiz uma planilha para facilitar a sua vida
Você anota a descrição da dívida, cartão de crédito, financiamento, cheque especial, crédito consignado, empréstimo. O motivo porque você fez essa dívida: consumismo, financiar estudos, aumentar o patrimônio.
Valor original da dívida, quantidade de parcelas, taxa de juros totais, quantidade de parcelas em atraso, total a pagar, total da dívida e entre outros.
Tente acrescentar o máximo de informações possíveis. Isso vai te ajudar a visualizar melhor para então passar para o passo.
DOWNLOAD DA PLANILHA:
https://goo.gl/eZug5C
2. Saiba a causa de você ter essas dívidas
Você tem que entender porque chegou nessa situação. Se você não pensar nisso, depois que pagar as dívidas, você vai criar novas e entrar em uma bola de neve sem fim.
Você pode ter muitos cartões de crédito e estar perdendo o controle, ou então está triste e resolve ir ao shopping para esquecer dos problemas. Ou, você faz compras exageradas, parcela tudo, sempre paga o mínimo do cartão ou então simplesmente não controla o seu orçamento.
Entenda, o que te faz comprar e quais as emoções que estão por trás disso. É por isso que a parte “motivo da dívida” da planilha é importante ser completada.
3. Tenha um orçamento
Alguns hábitos que temos nos fazem consumir de forma descontrolada, então é importante você anotar tudo que você ganha e gasta para entender o que pode cortar.
Anote em uma planilha, caderno ou então em aplicativos do celular.
Quando você fizer o orçamento, você vai saber quanto sobra por mês, e ai, pode passar para o próximo passo.
4. Planeje como irá pagar as dívidas
Agora, você já anotou suas dívidas, fez seu orçamento e sabe quanto pode pagar por mês.
É necessário planejar como você irá pagá-las e para isso, você deve saber quanto são os juros de cada uma. Comece pela que tem o maior juros!
O que você pode fazer:
1a opção: Consiga uma renda extra
Está sem dinheiro para pagar? Eu fiz uma série de 4 vídeos sobre RENDA EXTRA, eu tenho certeza que uma delas vai servir para você, clique aqui para assistir.
2a opção: Tente renegociar
Uma dívida de cartão de crédito pode chegar a 350% a.a. É uma dívida de juros altos e você pode tentar renegociar
Vá ao banco conversar com seu gerente para isso. A princípio, o banco tentará cobrar 100% dos juros mas insista e seja paciente: depois de várias tentativas, eles começarão a te oferecer descontos, porque o objetivo deles é recuperar o dinheiro perdido.
3a opção: Troque por uma dívida com menos juros
Considere também o simulador de troca de dívida, ou seja, trocar uma dívida de juros mais altos por uma de juros mais baixos.
Você pode também, recorrer ao crédito consignado para quitar dívidas de juros altos, já que os juros são menores e você não vê sua dívida aumentar tanto mensalmente
Quem não tem acesso ao crédito consignado deve ver as opções de crédito pessoal que oferecem as menores taxas de juros e melhores condições. No site do Banco Central você tem acesso às taxas de diferentes instituições.
E você, gostou desses 4 passos para pagar as suas dívidas? Tem alguma dúvida, comente aqui embaixo?
Não esqueça de dar o seu like,
[wdi_feed id=”1″]