Como vender artesanato online

Você ama artesanato? Você é um fã de DIY? Você faz seus próprios lenços, colares, brincos ou até mesmo cadernos e bloquinhos?

Por que não ganhar algum dinheiro com isso?

Vender suas criações está muito na moda, graças ao surgimento da Internet. Sites como Elo7 têm ajudado muitas pessoas como eu e você entrarmos em contato com um painel de muitos potenciais compradores.

Por que vender meu artesanato online?

Criar algo com suas próprias mãos, é divertido e agradável. Pode ser um bom passatempo na sua varanda ou enquanto assiste TV.

Mas se, além disso, você pode combinar o útil (ganhar dinheiro) com agradável (criar), isso é tudo de bom, certo?

É verdade que nada pode substituir um lugar em um tradicional brechó ou na praia, mas seria uma pena não aproveitar essa janela para o mundo que é a Internet. Você pode encontrar mais pessoas que estão interessadas, que podem falar sobre você e trazer-lhe mais clientes.

Não há realmente nenhuma desvantagem.

O que posso vender?

Na Internet, eu acho que você já sabe, tudo pode ser vendido (ou quase tudo!). Então, por favor,  use sua imaginação:

  • Cadeira feitas e pintadas com suas próprias mãos.
  • Sabonetes artesanais
  • Bijouterias
  • Jarro de flor colorido
  • Cadernos e bloquinhos estampados
  • Lenços
  • Abajour
  • Sachês

E muitas outras coisas…

Obviamente, este método não é dirigido à qualquer um. Se você não tem espírito criativo ou artístico, duvido que durante a noite você vai mexer com tricô ou pintura.
Mas para aqueles que têm a imaginação necessária, pense nisso. Minha amiga e a mãe dela fazem produtos de artesanato LINDOS e vendem para todo o Brasil.

Onde vender?

Você pode vender pelo Facebook, Google +, Tumblr, Pinterest ou também pelo site Elo7 que permite alavancar seus clientes em potencial.

Elo7

O site foi criado em 2009 para venda de artesanato: acessórios, decoração, doces, roupas, jogos e brinquedos, papeis, produtos ecológicos, para bebês, para casa e entre outros!

Você só precisa se cadastrar no site de artesanato online e fazer a sua lojinha virtual de forma simples e imediata. Não tem custo fixo, o frete tem desconto, tem suporte caso você tenha alguma dúvida, você pode participar de eventos, palestras, encontros, feiras, bazares e alem de poder divulgar o seu produto. Quando vender o produto, a Elo7 cobra 12% de comissão sobre o valor pedido.

artesanato online

Produtos lindos da minha amiga Laura e sua mãe Lúcia Paes. 

Fiz uma entrevista com a Lúcia, que vende o seu artesanato para ter uma renda extra no final do mês.

Olá Lúcia, você poderia se apresentar rapidamente? 

Meu nome é Lucia Paes e sou proprietária da L&L Books Encadernação e Cartonagem Artesanal. Iniciei minhas atividades de artesã, de maneira profissional, a partir de março de 2014. Fiz vários cursos online no portal EduK para aperfeiçoamento. Hoje já conquistei vários clientes em diversas regiões do país.

Como você começou a fazer produtos de artesanato?

Sempre gostei de artesanato, mas decidi levar a atividade à sério após minha aposentadoria como funcionária pública, como forma de complementação de renda. Mas cada dia que passa me apaixono mais pelo trabalho, cuja criatividade não tem limites.

Onde você vende os seus produtos?

A grande maioria on line pelo portal Elo7, onde tenho minha loja. Também entre amigos, pelo facebook ou pelo instagram.

Por que decidiu usar o Elo7?

Já havia tido informações muito positivas sobre o portal, fiz várias avaliações e pesquisas entre os vendedores e constatei que o retorno seria possível. Também analisei as ferramentas que o portal oferece tanto ao vendedor quanto ao comprador, como facilidade de compra, contrato com os Correios para remessa eficaz dos produtos e atendimento eficiente da equipe de suporte. Além da possibilidade de configuração da loja conforme perfil que o vendedor desejar.

Quais as vantagens e desvantagens do site?

Vantagens: configuração pessoal da loja on line, facilidade de remessa através do contrato com os Correios, meios de pagamento diversos incluindo parcelamento no cartão de crédito para o comprador, blog com novidades e orientações e recentemente o aplicativo “talk7” para celular, com troca de mensagens e imagens “real time” com os compradores. A desvantagem é que os eventos patrocinados pelo site são todos em São Paulo ou Rio.

Você o recomenda? Você paga alguma taxa quando vende seu produto pelo site?

Já recomendei diversas vezes. Pago uma taxa de 12% sobre cada produto vendido, cobrada mensalmente, o que considero muito justo pelo retorno que o portal oferece.

O que você sugere para uma pessoa que vai começar com uma loja online na Elo7?

Que siga as orientações do pessoal de marketing do portal, que configure sua loja da forma mais comercial possível (pesquisas na internet são muito rápidas e os clientes tem que ter informações bem acessíveis), que publique fotos bem profissionais, que descreva bem o produto e abuse das tags para busca. E que tenha paciência no inicio para aguardar o retorno.

Como você define os preços do seu produto? Tem muita concorrência?

Concorrência existe e muita. São muitas opções não só no Elo7 como em toda a internet. Mas o preço não é o único diferencial. O principal é a exclusividade do produto e a possibilidade de produção conforme a necessidade do cliente. Atendimento também é tudo para cativar o comprador e garantir novas aquisições. Tenho tido sorte nesse quesito!

Você já participou de algum evento ou encontro que o site Elo7 oferece?

Os presenciais ainda não porque só ocorrem no eixo Rio-São Paulo. Mas já assisti algumas palestras on line.

Pode-se dizer que você “largou tudo para viver da sua arte”, ou seja, toda a sua renda vem dos seus produtos de artesanato?

Não. Diria que a minha aposentadoria paga minhas contas e o artesanato complementa minha renda para despesas extras e custeia os investimentos da L&L Books

Muito obrigada. Beijos

Espero ter ajudado em sua pesquisa. Um beijo.

Veja a loja delas aqui

Conclusão

Vender suas criações é uma divertida maneira de complementar sua renda. Você faz algo que você ama (pintura, tricô, corte …), vende seu artesanato online e ganha algum dinheiro.
Obviamente, não espere ficar rico da noite para o dia, mas este pode ser o início de um projeto muito maior: Se a sua loja on-line funciona bem, você poderá em breve abrir uma loja física, certo?

E se você não se sentir um ser criativo, tenho outras dicas para você ganhar dinheiro online:

  • Ama animais? Que tal hospedá-los e ainda ganhar com isso? Saiba mais aqui.
  • Tem tempo livre? Responda pesquisas de 5min e ganhe alguns trocados aqui.
  • Faz compras online? Tenha o seu dinheiro de volta com o Cashback!
  • Pensa em dar aulas particulares em qualquer assunto, veja aqui
  • Quer viajar GRÁTIS e ainda economizar com curso de línguas? Veja aqui
  • Tem um carro e quer uma renda no final do mês? Use-o melhor com BlablaCar
  • Tem roupas que não usa mais? Venda em brechó online e ganhe dinheiro.

Avalie este artigo para melhorarmos cada vez mais! 🙂

[Total: 2    Média: 5/5]

A foto foi retirada do site Sebrae

Deixe um comentário